Solução de problemas do Windows Update no Seven.

Publicado: 3 de outubro de 2009 em Computadores e Internet

Solução de problemas do Windows Update


O Windows 7 oferece estas novas opções de recuperação e solução de problemas do Windows Update:

1.       Solução de Problemas do Windows Update: usada para resolver problemas com a verificação, o download ou a instalação de atualizações.

2.       Desinstalação de atualizações através da linha de comando: não consegue desinstalar uma atualização da lista de atualizações instaladas? O WUSA.exe oferece um recurso de desinstalação por linha de comando que substitui os comandos pkgmgr.exe usados anteriormente.

3.       Restauração do Sistema por WinRE em disco: com o WinRE instalado por padrão no disco rígido, ele deve estar disponível com mais frequência para resolver problemas de inicialização durante a instalação de atualizações.

4.       Comando do WinRE para reverter ações de atualização pendentes: DISM.exe pode ser usado quando você estiver preso em um loop de inicialização durante a instalação de uma atualização. Ele só deve ser usado quando a Restauração do Sistema falhar.

 

Cada um desses tópicos de solução de problemas é discutido abaixo.


Solução de Problemas do Windows Update

A Plataforma de solução de problemas do Windows pode reduzir o número de chamadas ao suporte técnico ao diagnosticar e resolver problemas comuns, e ao oferecer solução interna para vários tipos diferentes de problemas.

Uma das novas soluções de problemas do Windows 7 auxilia você em questões que impedem o funcionamento correto do Windows Update. A solução de problemas do Windows Update está localizada em:

·         Painel de Controle\Todos os Itens do Painel de Controle\Solução de Problemas\Sistema e Segurança. Em seguida, clique em Windows Update.

Observação: a solução de problemas é atualizada a cada dois meses. Se o problema não puder ser resolvido pela Solução de Problemas do Windows Update, a próxima etapa será procurar o erro na KB (Base de Dados de Conhecimento) ou no Windows Update Solution Center.


Execução da Solução de Problemas do Windows Update

Uma das novas soluções do Windows 7 verifica os problemas do Windows Update. É recomendável que você use a solução de problemas do Windows Update para resolver questões que impeçam o funcionamento correto do Windows Update. A solução de problemas executa as seguintes ações:

·         Verifica se há atualizações online.

·         Solicita que você reinicie o Windows Update e verifique se há atualizações.



Desinstalação de atualizações através da linha de comando

O WUSA.EXE é o comando usado para processar um pacote de atualização de instalação completa, geralmente um arquivo .MSU. No Windows 7, agora esse comando também oferece uma desinstalação de atualizações através da linha de comando mais fácil do que a fornecida pelo pkgmgr.exe no Windows Vista.

Para desinstalar uma atualização usando o wusa.exe, aplique a seguinte sintaxe:

wusa.exe /uninstall /kb:######

 

Exemplo: esse comando poderia ser usado para desinstalar a atualização número 958830:

wusa.exe /uninstall /kb:958830

 

Use o Visualizador de Eventos e o Painel de Controle para encontrar uma lista de atualizações instaladas. Você também pode usar essa linha de comando para retornar uma lista de pacotes instalados no Windows, para determinar o número correto de KB a ser usado com o comando wusa.exe:

dism /online /get-packages


Registro em log do WUSA

Você pode habilitar o registro em log do wusa.exe usando a opção /log. Isso cria arquivos de log em um diretório especificado por você. Quando a opção /log é usada, são criados dois arquivos, um arquivo etvx, que pode ser exibido com o Visualizador de Eventos, e um arquivo .dpx, que não é útil para a solução de problemas.

 

Restauração do Sistema por WinRE em disco

Agora que o Windows 7 pré-instala o WinRE por padrão no disco rígido, é muito mais fácil acessar a Restauração do Sistema ao surgir um problema de inicialização. Isso pode ser muito útil na reinicialização do Windows durante a Fase 3 da instalação de atualizações ou se o Windows estiver travando ao reiniciar durante a instalação de uma atualização.

 

Comando do WinRE para reverter ações de atualização pendentes

Problemas de inicialização que acontecem no meio de uma atualização ou instalação de um service pack sempre são um caso especial. Você não pode corrigir apenas o sintoma imediato, já que assim poderia deixar o PC em um estado inconsistente. Felizmente, o Windows 7 apresenta melhorias nessa área, reduzindo o período em que uma falha poderia resultar em tal problema.


Restauração do Sistema primeiro

Importante: use a Restauração do Sistema antes de tentar o procedimento abaixo. A Restauração do Sistema tem maior probabilidade de levar você de volta a um estado operacional confiável. O procedimento abaixo pode resultar em problemas de serviço posteriormente, mas pode ajudá-lo a voltar a um estado inicializável no momento.


Uso do DISM para reverter ações pendentes

Quando você encontrar um cenário de problema de inicialização como esse no Windows 7, e a Restauração do Sistema não ajudar a voltar a um estado operacional, considere as seguintes etapas:

1.       Sempre use a Restauração do Sistema no WinRE primeiro. Esse é o caminho mais provável para uma resolução quando você estiver em um estado inconsistente por causa de uma falha de atualização.

2.       Se isso não ajudar a retornar a uma configuração operacional, tente usar o comando DISM para ver qual atualização está com problema:

dism.exe /image:d:\ /get-packages

3.       Quando você executar esse comando, deverá ver um ou mais pacotes listados em um estado Pendente. Verifique a existência de problemas conhecidos na atualização ou no pacote específico. Pode haver uma solução mais direta.

4.       Se você não conseguir encontrar outra solução, use a opção /cleanup-image em DISM para reverter as ações pendentes:

dism.exe /image:d:\ /cleanup-image /revertpendingactions

5.       Quando isso for concluído, tente iniciar o PC no Windows.

6.       Se o Windows iniciar com êxito, verifique se há outros problemas no computador (problemas de disco, de memória etc.). Convém executar uma reinstalação in-loco para reparar problemas na instalação do Windows a fim de evitar erros semelhantes no futuro.

 

Observação: se você executar esse comando DISM uma segunda vez para reverter as ações pendentes, verá o erro “Erro: 0x800f082f”. Isso acontece porque a limpeza só deve ser iniciada uma vez. Depois de iniciá-la, reinicie o PC no Windows para concluí-la. Você ainda verá pacotes em um estado “Pendente” até reiniciar o PC no Windows. Isso é esperado.

About these ads
comentários
  1. eduardo disse:

    item 5.
    Md Win7
    Mova Windows Win7\Windows esta linha está certa??? porque tb não consegui e da msn acess is denied

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s